quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Parabéns, Pedro!
Desejo que tenhas um dia muito feliz junto dos teus familiares.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Descanso
Desejo que os próximos períodos corram tão bem, quanto este. E espero que 2010 nos traga tudo de bom!!!
Beijinhos Mónica e Duendes
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Parabéns, Alberto!
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Mais textos...
Para não variar, os Duendes deram asas à imaginação e cá estão os resultados.
Sou a rena preferida do Pai Natal
Era uma noite linda de Natal e eu dormia lindamente. O meu nome era Joaninha.
O Pai Natal acordou todas as renas e disse:
-Todos a levantar. A Joaninha vai à frente!
Lá fomos nós, demos um presenteà professora Mónica, para ela dar aos seus alunos. Continuámos a voar e demos muitos presentes a todos os meninos, a muitos meninos.
Quando já íamos de regresso, eu perguntei ao Pai Natal:
-Tem a certeza que demos todos os presentes?
- Claro que sim, Joaninha! Tu e as tuas imaginações!!!
Depois sentámo-nos todos à janela, mas perto da lareira porque lá fora estava muito frio. Joana
A professora Mónica não percebeu o que a Joana quis dizer, quando escreveu que davam um presente à professora Mónica para ela dar aos seus alunos. Vá-se lá saber porquê!!!
A rena e o Pai Natal
Era uma vez uma rena muito simpática e um Pai Natal distraído, que estava a descansar. O Pai Natal lembrou-se que tinha de dar os presentes às crianças. Pegou na rena e disse:
- Vamos, temos muitas prendas para dar às crianças e não temos muito tempo. Faltam 4 dias para o Natal. As crianças estão à espera!
Eles já estavam há muito tempo a voar , quando o Pai Natal disse:
- Acho que estou constipado e vou ficar com gripe A. É melhor ficar em casa.
O Pai Natal ficou 4 dias em casa , descansou e ficou melhor.
- Afinal, não era gripe A , já posso ir distribuir as prendas.- pensou o Pai Natal.
Pegou na sua rena e disse-lhe:
-Vamos querida rena, já não temos muito tempo. As crianças estão à nossa espera.
Rapidamente, deram os presentes a todas as crianças.
-Agora que tudo está feito, vamos descansar. Eu acho que as crianças se estão a divertir muito.
Liliana
A rena e o Pai Natal
Um dia, o Pai Natal e eu fomos distribuir os presentes.
Eu enganei-me no caminho e os meninos ficaram sem presentes. Todos os meninos da terra choraram muito e o Pai Natal ouviu-os e ficou muito triste. Decidiu chamar uma rena, para me indicar o caminho. Henrique
Eu sou a maior rena do Pai Natal
Eu sou a maior rena do Pai Natal, por isso o Pai Natal deixa-me ir passear por Itália. Lá vejo muitas coisas novas, muitas coisas velhas e coisas muito, muito antigas.
Havia lá um museu muito importante. À noite, havia uma estrela que brilhava mais do que as outras estrelas, porque era a mais importante delas todas.
Eu quando tinha tempo, à noite, brincava com ela, à apanhada e às escondidas.
Um dia, eu escondi-me atrás de um arbusto e a estrela ficou muito zangada e decidiu também esconder-se. Ficou muito escuro e eu fiquei com muito medo. Guilherme
O Pai Natal e as renas
Uma noite, o Pai Natal foi dormir com as renas. Quando acordou, de madrugada, eu, o Pai Natal e as renas fomos entregar as prendas, a todas as casas. O Pai Natal descia e andava em pezinhos de lã. Todas as pessoas tinham pedido muitos presentes e o Pai Natal estava muito cansado!
Eu fui sempre ao pé do Pai Natal, pois ele deixou-me.
No fim, fomos todos para casa do Pai Natal dormir. Rita
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Surpresa no teste de Língua Portuguesa
A professora explicou que era um pedaço de carvão a arder, mas rapidamente foi emendada pelo Duende Henrique que disse: " Também pode ser uma miúda na discoteca!" LOl...
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Parabéns, Henrique!
Parabéns, meu querido!
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
E os testes...
Aproveito para deixar aqui as datas dos testes:
Dia 9 de Dezembro- Teste de Matemática;
Dia 10 de Dezembro- Teste de Língua Portuguesa;
Dia 11 de Dezembro- Teste de Estudo do Meio.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Cheira a Natal
Beijinhos Mónica
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Professora, amanhã é feriado porquê?
Aqui deixo, um pouco de História:
Dia da Restauração da Independência
O dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.
Popota 3
Recentemente eu dancei e joguei à bola com ela. Apanhámos pedras, pintámos quadros e fizemos uma árvore de Natal, super original. Francisco
A Popota e os duendes
A Popota era uma hipopótamo muito linda. Um dia, a Popota foi passear no bosque e encontrou uma casa, lá dentro havia 7 duendes. Um era muito preguiçosa,, outro era esperto, outro era zangado, outro invejoso, outro dorminhoco, outro era chato e o outro era professor. A Popota foi visitá-los e fez um filme com os 7 duendes. Com o dinheiro do filme, ajudou as pessoas mais pobres e contou aos amigos do zoo. Romário
A Popota assustada
Eu fui passear com a Popota, mas ela estava muito assustada.
Ela estava com muito medo, porque as abelhas andavam sempre à sua volta para a picar. Entretanto, nós demos mel às abelhas e as abelhas pararam de picar.
A Popota foi muito contente atirar-se para um lago, que havia ali perto, para festejar. Alberto
De viagem
Eu e a Popota fomos à China. Entrámos no avião e fizemos a viagem toda a dormir. Quando chegámos, aterrámos e saímos do avião.
Fomos para uma floresta... Andámos, andámos até que encontrámos um rio muito grande. Como a Popota é um hipopótamo, mergulhou e bebeu a água toda. Decidi que queria regressar a casa e assim fizemos. Voltámos outra vez para o aeroporto, entrámos no avião e chegámos a Portugal. Tomás
A Popota e os duendes
Eu e a Popota fomos à praia com os duendes. Brincámps tanto que até nos cansámos. Corremos muito na areia!
Depois fomos passear, fomos almoçar na pizzaria e dançámos. Os duendes organizaram uma festa, onde havia foguetes. Depoius despedimo-nos da Popota. Duarte
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Popota 2
Depois de viajar pelo mundo fora, uma hipopótamo fêmea, a Popota, veio passar férias a Portugal, mais precisamente, a Cascais.
Ficou em minha casa.
Brincámos muito. Fomos à praia, ao parque, ao campo e ao museu. A Popota ensinou-me a cozinhar receitas de vários países, como Brasil, Chile, França e México.
Depois de uma longa visita, a nossa amiga Popota voltou a viajar pelo mundo fora, mas... todos os anos, no Natal, escreve-me um postal. André
A Popota no Natal
A Popota estava a fazer a árvore de Natal, para o dia de Natal. Depois de enfeitar a árvore, decidiu telefonar aos seus amigos e disse-lhes que já tinha feito a árvore de Natal e que precisava de ajuda para os petiscos. Eles lá foram!
Começaram por fazer as bolachas para o Pai Natal comer, quando fosse deixar os presentes. Como forma de agradecimento, a Popota convidou-os para irem lá jantar, na noite de Natal. Eles responderam que sim e a Popota ficou muito feliz. Nessa noite, eu também apareci. Fomos ver o filme da "Hanna Montana", e fomos brincar, para o quarto, com as bonecas. Jantámos e fomos para a sala, onde vimos muitos presentes e abrimo-los todos. Maria Teodora
A Popota vai à praia com os duendes
A Popota vai, com os duendes à praia, mergulhar e ver os peixes. Eu, a Popota e os duendes fomos para a toalha secar o nosso corpo e depois de o secarmos, fomos brincar.
Fizemos um castelo com formas, na areia. Às 12 horas, fomos embora, para casa, para irmos almoçar. Rita
A Popota e o golfe
Era uma vez uma menina, a Popota, que gostava muito de jogar golfe. Quando ia ao campo, levava sempre os amigos e ganhava-lhes sempre. Ela adorava conduzir aquele carro branco! A meio do dia, fazia uma pausa ec ia beber água e comer uma sandes com alface. A Popota e os amigos, ainda brincavam às escondidas e depois iam jogar mais um pouco de golfe... A Popota ia sempre contente para casa. Bruno
A Popota e a água
Um dia, a Popota nadava na água e jogava com os seus amigos. A Popota era grande e comia muito peixe. Vivia numa piscina e gostava de brincar na areia... Tinha muitos amigos, que viviam com ela. Ela era gordinha e gostava muito de brincar com os seus amigos. Fazia a comida para si e , às vezes, nadava à sua vontade, sem pensar em nada. A Popota era muito divertida. Cristina
Termino, por hoje, a escrita dos textos da Popota. Amanhã haverá mais... Espero que estejam deliciados com a imaginação dos vossos filhotes... Eu continuo muito orgulhosa do trabalho elaborado, diariamente, pelos e com os meus pequenos duendes.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Popota
Mais uma vez, os Duendes esmeraram-se e colocaram a sua criatividade a funcionar. Aqui deixo os resultados...
A Popota joga à bola
Um dia, a Popota estava a jogar à bola e marcou um auto golo. O guarda- redes ficou zangado, os jogadores deixaram o relvado e o árbitro também se foi embora. A Popota ficou muito, muito triste.
No dia seguinte, a Popota foi treinar o dia todo e a partir daquele dia, ganhou muitos troféus e estava sempre a marcar muitos golos. Em todos os jogos ganhavam 6 a 0, graças à Popota!
O treinador ficou ainda mais feliz, porque estavam em primeiro lugar. Os jogadores também andavam felizes. Nenhum árbitro dava cartões amarelos e vermelhos à Popota. As pessoas festejavam e gritavam pela Popota, porque a Popota marcava em todos os jogos e em todos os campeonatos. Todos os treinadores queriam comprar a Popota e a Popota estava agora muito, muito feliz. Guilherme
A Popota na praia
Um dia, a Popota foi comigo à pariae bebemos as duas uma limonada e comemos uma tarte de maçã, que estava muito boa. Depois fizemos duas horas de digestão e fomos ao mar. Vimos golfinhos, uma baleia e depois nadámos os quatro e tornámo-nos amigos. Eu e a Popota saímos do mar e fomos para a toalha apanhar banhos de Sol. Fomos ao bar almoçar, onde comemos um bife com arroz e batatas. A sobremesa foi gelado e bebemos muita água. Marta
Um feliz Natal para a Popota
Um dia, na noite de Natal, os Duendes fizeram presentes para a Popota e deram ao Pai Natal para lhe entregar.
No dia de Natal, o Pai Natal trocou todas as prendas. Deu à Popota um sino, ao Manuel um baton e à Joana um carro de corridas.
A Popota pensou que o Pai Natal tinha trocado os presentes, porque já era velhote e estava cansado, e apesar de aborrecida foi ver televisão.
O Pai Natal foi pedir desculpas à Popota e a Popota desculpou-o, agarrou-se ao Pai Natal e deu-lhe muitos beijinhos. Henrique
A Popota e os Duendes
A Popota era muito amiga do duende, mas um dia combinou encontrar-se com ele, o duende, mas ele não apareceu... A Popota ficou muito triste.
A Popota ligou para o telemóvel do duende, mas ele não atendeu.
De repente, junto da Popota, apareceram muitos duendes a quem, o duende amigo, pediu para cuidarem dela...
No dia seguinte, a Popota foi ao bosque e encontrou o duende amigo, a tratar de um coelhinho que tinha sido ferido, por um caçador. A Popota deu saltos de contente e ajudou-o a cuidar do coelhinho. Luísa
A Popota no parque
A Popota e eu fomos ao parque brincar com os meus amigos. Andámos de escorrega e no baloiço. A Popota quis brincar às escondidas e quando foi a vez dela contar, encontrou-me logo.
Fiquei eu a contar, mas a mãe chamou para dentro de casa e nós lá fomos lanchar e ver televisão. Daniela
Eu e a Popota numa aventura
Eu e a Popota fomos visitar uma ilha de Portugal, os Açores, e foi uma aventura. Vimos golfinhos, baleias e tubarões. Vimos muitas vaquinhas a pastar no meio daquela erva verdinha e ficámos encantadas com a paisagem. Quando regressámos a Lisboa, a Popota disse que tínhamos de fazer a árvore de Natal. Eu lembrei-me que tínhamos de convidar os nossos amigos para passarem connosco esse dia e disse:
- Temos de convidar alguns amigos. Vou já tratar disso!
Passado algum tempo...
- Mais depressa Popota, os nossos amigos estão a chegar!
- Então despacha-te, Joana! Temos de preparar tudo depressa, se não daqui a pouco chegam os nossos amigos e ainda há muita coisa para fazer.
- Mas Popota, ainda não temos nada pronto...
- Então vai às compras!
- A esta hora? As lojas estão fechadas!?!
- Ai não! - exclamou a Popota com um ar muito triste.
Dlim, Dlão....
- Olha, são os nossos amigos!
Eu fui à cozinha e vi que afinal, já estava tudo pronto. Fui buscar o bolo, fomos dançar e comer. Todos gostámos da surpresa da Popota. Joana
domingo, 22 de novembro de 2009
Uma semana muito atribulada!!!!
Já conhecemos a nossa peça e iremos ensaiá-la com muita dedicação! Nada de espantar, pois tudo o que fazemos, fazêmo-lo com muito empenho!!!
Queríamos colocar aqui as fotos que mostram os nossos preparativos, mas essas estão colocadas no portátil da nossa rainha, que neste momento não está a funcionar, pois a ficha "rebentou" e até se arranjar uma solução, aguardem ansiosos pelas mesmas ou por outras idênticas que a rainha tirará!!!
Muitas beijocas dos Duendes
domingo, 15 de novembro de 2009
Parabéns, Ritocas!
sábado, 14 de novembro de 2009
Parabéns, Luisinha!
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Que excitação!!!
O dia de trabalho correu muito bem... mas continuámos um pouco nervosos com os preparativos para o dia de São Martinho, que será festejado amanhã!!!
Muitos beijinhos
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Problema da Semana
domingo, 8 de novembro de 2009
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Se eu tivesse poderes 3
Quando acordei, ao som do despertador, percebi que não passava de um sonho. Duarte
Um dia, quando eu cheguei a casa, não encontrei a minha mãe e fui à procura dela. Segui as suas pegadas e vi que estava a fazer uma experiência, com pós mágicos. Eu decidi beber um litro e meio daquela experiência e transformei-me numa fada, que tinha poderes mágicos. Eu voava, pelo ar, com as minhas asas novas, quando apareceu uma bruxa.... A minha mãe chamou os guardas para prenderem a bruxa, que ficou sem a sua vassoura. Maria Inês
Se eu tivesse poderes, ia ter um caldeirão e fazia poções. Tinha um robot, que me ajudava a soltar as correntes do castelo. Um dia apareceu um ladrão, que raptou uma menina. Peguei na minha vassoura e fui salvá-la. Lutei com o ladrão e prendi-o. Felipe Almeida
domingo, 1 de novembro de 2009
Se eu tivesse poderes 2
Se eu tivesse poderes iria transformar os maus em sapos e porcos e fazia muitas poções, de todos os géneros.
Eu podia transformar-me em rato, leão, lobo, tatu, para afastar a bruxa dos bons e sempre ganhava. Romário
Fazia poções mágicas até me fartar. Como era dia das bruxas estava a vestir-me e fui para o festival das bruxas. Mas, de repente, ouvi um cão a ganir e pensei que estava em sarilhos e não é , que era mesmo uma armadilha?
Como não sabia muito bem, peguei na minha vassoura e caí na armadilha, mas depois safei-me e vivi feliz para sempre! Luísa
Se eu tivesse poderes tinha uma panela com sopa, depois apareceu uma menina. Eu dei-lhe um prato de sopa e depois poderes. Ela desmaiou e veio um menino à sua procura. Lutámos e eu, bruxa, caí. O menino levou-me para a prisão. Liliana
Se eu fosse um vampiro tinha que viver num castelo assombrado. Tinha que ter um caldeirão e punha lá unhas, juba de leão, dentes, abóboras, partes de lagartos.
Tinha uma vassoura mágica,rápida e eu voava em cima dela. Guilherme
Se eu tivesse eu transformava com unhas,abóboras, aranhas e muitas outras coisas, todas as pessoas más.
Havia uma bruxa, que era eu, e voava numa vassoura. Um dia voei na vassoura e fui parar a um sítio mágico. Fiz um poder mágico e pareceu uma pessoa, que me transformou numa velhota simpática. Cristina
Se eu tivesse poderes salvava pessoas que estavam em perigo, com medo das bruxas. Lutava com as bruxas más. As bruxas más foram para a prisão. Pedro
Se eu tivesse poderes transformava a professora numa rainha e fazia poções mágicas.
Eu era muito bom e quem se portasse mal, eu transformava num sapo. Henrique
Eu era um homem que tinha muitos poderes e fortes. Fazia poções e ajudava pessoas. Matava os maus que também tinham poderes.
A minha casa era muito grande e eu tinha uma vassoura e uma cama lindas. Miguel
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Doce ou Susto?
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Halloween
Os resultados foram os seguintes:
1º Abóbora da Duende Cristina;
2ª Abóbora do Duende Felipe Soares;
3º Abóboras dos Duendes Felipe Almeida e Joana;
Se eu tivesse poderes 1
Se eu tivesse poderes...
Eu transformava a professora numa verdadeira rainha das magias e eu era a sua guarda. Sempre que a bruxa tentava atacar com as abóboras e com as aranhas, eu ajudava sempre a rainha. A bruxa perdia sempre e nós ganhávamos a luta.
Um dia fizemos uma festa e ficámos a viver felizes para sempre e a bruxa na prisão. Joana
Se eu tivesse poderes transformava as cidades em queijo. Eu era um bruxo que fazia poções, bebia sangue, caçava leões e tirava dentes.
Dormia numa cama castanha que era muito grande e tinha uma vassoura que voava muito rápido, porque tinha uma ventoinha atrás. Bruno
Se eu tivesse poderes seria um bruxo e transformava as pessoas em aranhas, cobras e ratos.
Um dia, uns meninos foram à minha casa. Quando lá chegaram viram muitas abóboras e eu estava a voar, com uma vassoura. Os meninos encontraram uma varinha mágica e pegaram nela. As aranhas, as cobras e os ratos transformaram-se em pessoas. Eu pedi desculpa às pessoas e fiquei a viver com os meninos. Nunca mais ataquei pessoas. Tomás
Se eu tivesse poderes ia ter um caldeirão, onde punha pernas de ratos, olho de coelho, asas de morcego e veneno. Tudo para fazer muito mal....
Um dia, quando andava a voar com a minha vassoura mágica, vi muitas pessoas no meio da rua a divertirem-se; então, aproximei-me e fui brincar com elas. Daniela
Se eu tivesse poderes fazia poções mágicas com partes de animais. Podia transformar-me em muitas coisas. Usava os meus poderes para fazer o bem. Estava sempre a trabalhar nos meus poders e poções. Havia uma bruxa que lutava sempre comigo e eu ganhava-lhe sempre. Um dia, pus a bruxa na prisão com os meus poderes mágicos. André
Se eu tivesse poderes, eu seria uma abóbora e assim podia ajudar as pessoas boas e imobilizava as pessoas más.
Tinha uma vela, que era mágica e fazia o meu cabelo ficar grande para eu brincar às bruxas. Alberto
Se eu tivesse poderes, eu fazia poções e transformava as pessoas em coisas más como abóboras e bruxas. Fazia com que as pessoas fossem pobres e soltava os fantasmas. Punha as pessoas no caldeirão. Francisco
Se eu tivesse poderes, eu tinha que ter uma varinha para ser mágica. Tinha que ter uma vassoura rápida para voar muito alto e ver as pessoas. Eu era muito má para as pessoas. Prendia-as e elas ficavam presas para sempre. Rita
Se eu tivesse poderes, eu fazia muitas coisas com o meu caldeirão. No meu caldeirão, eu punha patas de morcego e juba de leão. Felipe Soares
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Fotógrafo
Se eu vivesse no fundo do mar 3
Eu vivia numa casa que era uma alga muito verdinha.
Eu era um peixinho muito pequenino e cheio de cor.
Tinha muitos amigos e brincávamos muito pelo mar fora. Duarte
Se eu vivesse no fundo do mar vivia debaixo das algas. Era um peixe profesor!
Um dia, quando já não havia escola, arranjei muitos amigos. Um deles era um golfinho muito giro e simpático. Quando fui ter com o golfinho, ele estava com a sua amiga baleia. Nadámos até à praia e sentámo.nos a conversar numa rocha, muito grande. Foi uma tarde muito gira!!! Tomás
Se eu vivesse no fundo do mar, eu seria um peixe muito brincalhão!
Gostava e tratava bem, todos os meus amigos, que eram um cavalo marinho e um tubarão! O meu amigo tubarão era o meu protector, sempre que algum animal me queria fazer mal, ele protegia-me, abrindo a sua grande boca. Felipe Soares
Se eu vivesse no fundo do mar, vivia bem no fundo do oceano. Eu era uma grande e vermelha lagosta e tinha muitos amigos peixes, peixes-espadas, tartarugas, tubarões, baleias, golfinhos e caranguejos.
Todos juntos brincávamos muito e fazíamos muitas rodas. Felipe Almeida
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Parabéns, Leonor!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Se eu vivesse no fundo do mar 2
Eu era uma sereia que tinha uma casa cheia de conchas, brincava com os golfinhos e comia algas.Arranjava amigos e limpava o lixo que os homens deitavam na água, para não cheirar mal. Um dia, gritei bem alto, para não deitarem o lixo para a água do mar. Eles, os homens, pararam e ficámos felizes para sempre. Maria
Se eu vivesse no fundo do mar era um golfinho e gostava muito de peixes. No mar há muitos tubarões que são maus, pois comem pessoas, golfinhos e peixes. Miguel
Se eu vivesse no fundo do mar viveria numa gruta fria com muitos peixes. A gruta seria muito resistente e havia muitos aquários. Eu seria um peixe espada. Os tubarões estavam sempre a aborrecer-me e os peixes tinham muito medo. Sempre que os peixes viam os tubarões ficavam com muito medo. Todos os peixes e golfinhos iam à escola e o professor era um golfinho, muito divertido e simpático. André
Eu seria um golfinho e ia brincar com os animais marinhos. Quando chegava o tubarão, todos os animais se escondiam e quando se ia embora, voltávamos, outra vez, a brincar. Eu chamava muitas vezes a tartaruga para brincar e quando estava tarde, íamos para casa descansar. Daniela
Era uma vez uma princesa e um principe que se iam casar. A rainha , mãe do principe, zangou-se com a princesa e decidiu chamar os guardas para a prenderem e também chamou uma fada. A fada era tão má como a rainha, e juntas decidiram transformar a princesa numa sereia. Plim... Assim aconteceu! A sereia foi viver para o fundo do mar. Ela limpava o lixo que os humanos deitavam para o mar e assim os animais já conseguiam respirar. Maria Inês
Amanhã serão colocados os últimos textos.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Se eu vivesse no fundo do mar 1
Hoje são publicados alguns desses textos e amanhã colocaremos outros...
Se eu vivesse no fundo do mar, eu vivia debaixo das algas e arranjava amigos. Ia passear pelo e dormia numa rocha. Tinha de ter algum cuidado com as coisas, porque me podia aleijar.
O fundo do mar era uma barulheira!
Só via peixes, golfinhos, peixes espadas e tubarões.
Eu era um peixe muito bonito! Francisco
A minha casa era uma concha e quando era tempo de comer a concha abria-se. Todos os animais gostavam de mim.
Eu era um peixe e era professor.
Os meus alunos eram peixes e golfinhos e portavam-se bem. Henrique
Queria ser a rainha dos peixes.
Os tubarões eram meus amigos e prendiam as piranhas que me queriam comer.
Brincava com os golfinhos e convidava-os para irem a minha casa. Luísa
Se eu vivesse no fundo do mar, eu seria uma sereia.
Eu podia brincar com os golfinhos e com os peixes, havia peixes bonitos! O mar era frio e eu era professora. Tinha alunos educados e tinha um amigo.
Eu tinha dezoito golfinhos que eram muito meus amigos. Liliana
Eu era um golfinho e a rainha era uma sereia, que vivia num castelo de algas.
Os belos empregados eram uns peixinhos fofinhos. Um dia, quando ia a passear com a minha amiga tartaruga, li um papel que dizia que na Sexta-feira havia uma festa no centro da cidade.
Nós fomos avisar toda a gente, pois a minha alforrecazinha não podia faltar. Foi uma festa muito divertida! Joana
Se eu vivesse no fundo do mar, eu via muitos peixes. Às vezes havia água fria e outras a água estava quente. Havia muitas estrelas e à noite a água era escura e fria. Também havia caranguejos e muitos animais do mar. A minha vida era muito aborrecida, pois tinha de saber nadar bem e porque não tinha amigos para brincar. Cristina
Se eu vivesse no fundo do mar seria um peixe e dormia no meio de uma alga.
Havia tanta barulheira que me cansava. Tinha de ter cuidado para não me magoar com os tubarões e com os pescadores. Romário
Beijinhos e esperamos que gostem.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Dia da alimentação
Aqui, partilhamos algumas das adivinhas a que tivemos de responder.
Branco por fora,
amarelo por dentro,
todos me sabem abrir
mas ninguém me sabe fechar. R: Ovo;
Qual é coisa, qual é ela,
que é encarnadinha,
tem uma coroa
e não é rainha? R: Romã;
Verde por fora,
encarnada por dentro
e com umas mulatinhas lá dentro! R: Melancia;
Alto foi meu nascimento,
de senhora recolhida.
Caí abaixo, tamanha queda dei,
que a minha casa não voltei. R: Castanha;
Uma arquita pequena
de bom parecer;
não há carpinteiro
que a saiba fazer. R: Noz;
Que é, que é,
que quanto mais quente está
mais fresco é? R: Pão;
É uma senhora muito esbelta
que com finos véus se aperta,
quem tiver que desapertar
muitas lágrimas há-de chorar. R: Cebola;
Sou branco como a neve,
doce como o mel,
se me puseres no leite,
saberá muito melhor! R: Açúcar;
Faço os olhos bonitos
e os coelhos são doidos por mim,
cresço de pé
e sirvo para pratos sem fim. R: Cenoura;
O que é, que é,
que tem coroa e não é rei,
tem escamas e não é peixe? R: Ananás.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Estamos de regresso...
Estivemos ausentes, por motivos de força maior. O computador da nossa professora teve um pequeno problema, para além da internet...mas tudo já está resolvido e nós de volta. Agora temos de organizar as nossas ideias, para contarmos algumas novidades da semana anterior!
Beijinhos dos Duendes
domingo, 11 de outubro de 2009
Parabéns, Dani!
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Passeio
Dia 6 de Outubro fomos ao Planetário. Às 9h30m, fomos para o autocarro, que nos levou até Lisboa. Quando chegámos estava a chover e nós fomos até à porta, a correr atrás do Zé.
Como a sessão só começava às 11horas e ainda era cedo, demos uma volta pela exposição que por ali havia.
Entrámos e sentámo-nos, ou melhor deitámo-nos, as cadeiras são inclinadas para vermos melhor o céu.
Na sessão vimos o Sol a pôr-se, estrelas, constelações, as fases da Lua e fizemos uma viagem à Lua. Parte que, nós Duendes, mais gostámos. O tempo estava mau e houve trovoada. Que medo!!! Por fim, o Sol voltou a nascer.
Saímos e fomos almoçar ao Mc Donald's. Fomos até ao parque brincar um pouco, e de seguida fomos ao Museu da Marinha. Vimos a estátua do Infante D. Henrique, barcos, caravelas, condecorações e o avião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Todos gostámos muito da visita!
Beijinhos dos Duendes
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
O nosso passeio
Beijinhos Mónica
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
E também é dia dos professores!
Aqui fica um pouco de história...
Implantação da República Portuguesa, 5 de Outubro de 1910
O que aconteceu em 5 de Outubro de 1910, foi a proclamação da República Portuguesa dos Paços do Concelho em Lisboa.
O último rei de Portugal, D. Manuel II, partiu para o exílio em Inglaterra, na companhia da família real.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições.
Após as eleições, foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.
Parabéns, Inês!
domingo, 4 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
"Anúncio no jornal"
Um fogo vou apagar,
pessoas irei salvar.
Um bombeiro serei
e as escadas subirei. Alberto
Para ganhar algum dinheiro
é preciso emprego arranjar,
quero ser um bom b0mbeiro
e os fogos apagar. Francisco
Quero ser politico
ganhar muitas eleições.
Ficar super rico
e despedaçar corações. André
Veterinária quero ser,
para os animais tratar.
Não quero que algum me vá morder
deles irei bem cuidar. Cristina
Quero ser jogador,
do futebol clube do Porto.
Marcar golos com primor
e nunca ter o pé torto. Guilherme
Eu quero ser médica,
para poder dar muitas picas.
Para prestar muita atenção
vou beber muitas bicas. Rita
Já sei, quero ser bombeira,
salvar vidas é comigo.
Aparecer na hora certeira
fazer do fogo um amigo. Joana
Professor quero ser,
educação fisica ensinar.
Ponho os alunos a correr
e eu rico vou ficar. Henrique
Eu policia quero ser,
num carro azul quero andar.
Os ladrões vou prender
muitas pessoas salvar. Pedro
Quero ser empregada de mesa
e a horas chegar.
Vai ser uma beleza
aprender a cozinhar. Marta
Policia eu quero ser,
os ladrões pôr na prisão.
Muita atenção vou ter
para salvar a população. Tomás
Gosto muito de pintar
as paredes lindas ficarão.
Quero ganhar muito dinheiro
para poder ter um cão. Maria
Golos vou marcar,
atrás da bola correr.
Na baliza vai entrar
a minha equipa irá vencer. Miguel
Futebolista quero ser
muitos troféus quero ganhar,
a minha equipa vai vencer
e eu irei saltar. Romário
Eu quero ser bombeiro,
para fogos apagar.
Serei muito lampeiro
e pessoas irei salvar. Felipe S.
Gosto muito de ajudar,
bata branca vou vestir.
Vidas vou tentar salvar
e no fim do dia rir. Luísa
Futebol quero jogar
este é o meu sonho.
Muitas taças ganhar
e nos jogos encantar. Bruno
Policia eu quero ser
os maus apanharei.
Uma farda vou ter
e dinheiro ganharei. Duarte
Veterinária vou ser
todos os bichos vou tratar.
Dinheiro quero ter
para dos amigos cuidar. Maria Inês
Médica eu quero ser
muitas pessoas ajudar.
Pessoas doentes ver
e de todas tratar. Liliana
Sonho ser veterinária
dos animais irei tratar.
Será uma luta diária
para deles bem cuidar. Daniela
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Cantar é bom...
Ontem foi dia de relembrar os cuidados a ter para a prevenção da Gripe A.
Acho que os duendes gostaram!
Para ouvir a música basta desligar o rádio e clicar na seta que se encontra em cima do vídeo.
domingo, 20 de setembro de 2009
Balanço
Estive a avaliar o trabalho destes 7 dias iniciais. Não foi fácil, mas correu bem. Os nossos Duendes estão a ambientar-se à nova vidinha, que os obriga a passar muita coisa do quadro para o caderno, ter muita atenção e ritmo de trabalho.
Tanta mudança e responsabilidade... Porém, com esforço, eles fazem tudo!
Apesar de ainda estarmos a ambientar-nos já lhes dei um Problema da semana e os Duendes portaram-se muito bem. Que matemáticos!
Os dois primeiros Duendes a apresentarem a solução correcta foram os Duendes André e Henrique, mas de seguida, muitos outros me trouxeram o resultado certo.
Estão todos de Parabéns!
Esta semana apresentei a proposta de actividades para este ano lectivo e passo a citá-las:
2ª feira - Expressão e Educação Plástica
3ª feira - Inglês
- Momento de partilha, onde cada aluno partilha com os colegas o que lhe apetecer, um livro que leu, o seu animal de estimação...
4ª feira - Expressão e Educação Musical e Dramática
- Problema da semana
5ª feira - Expressão e Educação Físico- Motora ( só começa em Outubro)
- Inglês
6ª feira - Hora do conto
- Tic ( não esquecer o Magalhães)
Beijinhos Mónica
sábado, 19 de setembro de 2009
Nova Duende!
Já tinha sido aluna do nosso colégio, mas quando o pai foi trabalhar para Inglaterra, a família acompanhou-o. A Nónó, aprendeu a ler e a escrever em Inglês e agora que regressou a Portugal, a sua integração estava a ser dificultada pela língua. Decidiu-se, então, que a Nóno passava a acompanhar a nossa turma e não é que os Duendes a receberam de braços abertos?!
Ainda está a aprender as letras, mas com as que já sabe e reconhece, já lê e constrói frases. A matemática, o Duende Henrique tem sido o seu maior ajudante, pois ela não consegue ler o que lhe é pedido e ele lá vai aproveitando para a pôr à vontade!
No refeitório, a Nónó pediu para se sentar ao lado da Duende Joana e lá foi feita a vontade. Todos os Duendes se têm esforçado para a ajudar a integrar-se na nossa turminha e tudo está a correr bem. A pequena Nónó também ajuda, é muito sociável!!!
Parabéns Duendes, pelo carinho demonstrado com a nova colega e por serem tão simpáticos!!!
Beijocas Mónica
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Que sala bonita!
Ainda hoje, quando coloquei o mapa de aniversários, os Duendes demonstraram uma alegria fantástica e mostraram-se felizes por, dia após dia, a sala estar a ficar mais bonita.
Bem, como já lhes expliquei, este ano vou ser mais exigente com eles e dentro em breve serão eles a postarem os seus trabalhos no blog.
Fiquem a aguardar papás Duendes!
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Parabéns, Lili!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
1º dia de trabalho
O dia correu muito bem e foi muito bom ouvir os Duendes dizerem:"O dia foi muito bom e foi tudo fantástico!"
Após o primeiro encontro, de partilharmos as nossas férias, de organizar o material... foi tempo de distribuir os livros, folheá-los, ver tudo o que íamos aprender. Os Duendes levaram os livros para casa, para os mostrarem aos papás. Que reacções irão ter os papás Duendes?
Acredito que irão partilhar da alegria dos seus filhotes. :) E ver como estão crescidos!!!
Beijocas da professora orgulhosa
Mónica
Parabéns, Cristina!
Nós, Duendes e gnomos também estamos felizes. Não há melhor maneira de iniciarmos o ano escolar. Viva a festa!!!
Parabéns, minha querida!
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Muitos miminhos
Falámos muito sobre a Gripe A e foram transmitidas algumas informações úteis.
Aproveito para informar que:
- No dia 4 de Setembro haverá reunião de pais, pelas 17h 30m;
- Pedimos que todos os encarregados de educação actualizem os seus e-mails e números de telefone, para o facto de terem de ser contactados;
Beijinhos Mónica
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Fim das férias!
Estou cheia de saudades dos meus pequenos Duendes e com imensa vontade de os abraçar e dar muitos miminhos. A todos os Duendes, e seus papás, desejo um bom regresso ao trabalho.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Parabéns, Romário!
sábado, 1 de agosto de 2009
Parabéns, André e Tomás!
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Parabéns, Guilherme!
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Salame de chocolate!
À tarde, alguns experimentaram uma técnica nova, em trabalhos manuais. Os outros farão amanhã! Foi giro e ficaram trabalhos muito giros.
Por volta das 16h, hora tão esperada pelos Duendes e seus amiguinhos, é hora do lanche e estamos prontos para comer o Salame feito por nós. Hum... Estava delicioso.... O bolo de iogurte também estava uma verdadeira delícia!!!
Beijocas Mónica
Parabéns, Felipe!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Parabéns, Duarte!
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Pura diversão!!!
Na Sexta-feira foi tarde de karaoke. Foi muito giro e divertido... Hoje, a tarde foi de brincadeira. Os Duendes são crianças e como todas elas, gostam muito de brincar. Foi bom vê-los correr, andar de baloiço, conversar e inventar muitas "brincadeiras".
Beijocas Mónica
sábado, 4 de julho de 2009
Dia de praia diferente
À tarde, no colégio, foi só "bombar"! Foi tarde de Discoteca! A grande maioria não dançou, mas divertiram-se à mesma... Baloiços, corridas, brincadeira, uma tarde em que nada se lhes impôs, que bom! Para terminar lancharam no recinto do recreio. Pois é, digam lá se não foi agradável?
Muitas beijocas Mónica
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Praia...Sol....Mar....
Amanhã à tarde há computadores, nem preciso de dizer como vai correr. Prometo tirar mais fotos e colocá-las com mais prontidão.
Beijocas a todos, em especial aos Duendes que já se encontram de férias e de quem já estou cheia de saudades... Da vossa Mónica
domingo, 28 de junho de 2009
Karaoke
A professora dava o mote, com a sua voz de cana rachada e os alunos cantavam e acompanhavam-na muito bem, alguns só queriam a professora para dançar, (não percebo bem o motivo, até porque nenhum vidro se partiu...) Mas penso que se pode repetir um dia destes....Foi super divertido!
Um dia destes coloco as fotos para todos se rirem. Penso que os meus Duendes "fotógrafos", não fizeram nenhum vídeo. Estão cheios de sorte!
Beijocas Mónica
sexta-feira, 26 de junho de 2009
As férias!
À tarde, fazemos origamis, para além de estarmos a ficar peritos e viciados no computador. Hoje a professora começou a arrumar a sala e alguns de nós quisemos ajudá-la.
Ontem já fomos à praia e amanhã iremos outra vez. O primeiro dia de praia correu muito bem. Os Duendes comportaram-se muito bem e seguiram as instruções à risca. Todos gostaram muito do dia!
Esperemos que amanhã o tempo esteja bom, para voltarmos contentes a casa.
Beijinhos
sábado, 20 de junho de 2009
Parabéns, Miguel!
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Férias..viva...Férias!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Livro de férias!
Beijinhos
Dia de balanço.
Cansado(a) de Recados de Adorei repetitivos? Conheça RecadosOnline!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Mais uma novidade...
O mail é: rainhaeduendes@gmail.com
Surpresa!
Obrigada Pedro pela tua visita! Foi simpática e muito gratificante! São estes pequenos gestos e miminhos, que nos "enchem o ego" e que me fazem apaixonar cada vez mais por cada um de vós, de forma tão única e especial.
Beijocas da amiga Mónica