terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dia da alimentação

Para festejarmos o Dia da Alimentação, a professora decidiu brincar connosco às adivinhas. Lançava a adivinha e tínhamos de adivinhar o alimento de que se tratava...
Aqui, partilhamos algumas das adivinhas a que tivemos de responder.

Branco por fora,
amarelo por dentro,
todos me sabem abrir
mas ninguém me sabe fechar. R: Ovo;

Qual é coisa, qual é ela,
que é encarnadinha,
tem uma coroa
e não é rainha? R: Romã;

Verde por fora,
encarnada por dentro
e com umas mulatinhas lá dentro! R: Melancia;

Alto foi meu nascimento,
de senhora recolhida.
Caí abaixo, tamanha queda dei,
que a minha casa não voltei. R: Castanha;

Uma arquita pequena
de bom parecer;
não há carpinteiro
que a saiba fazer. R: Noz;

Que é, que é,
que quanto mais quente está
mais fresco é? R: Pão;

É uma senhora muito esbelta
que com finos véus se aperta,
quem tiver que desapertar
muitas lágrimas há-de chorar. R: Cebola;

Sou branco como a neve,
doce como o mel,
se me puseres no leite,
saberá muito melhor! R: Açúcar;

Faço os olhos bonitos
e os coelhos são doidos por mim,
cresço de pé
e sirvo para pratos sem fim. R: Cenoura;

O que é, que é,
que tem coroa e não é rei,
tem escamas e não é peixe? R: Ananás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário