segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Professora, amanhã é feriado porquê?

Mal tinha entrado na sala e já os meus pequenos Duendes me faziam esta pergunta. Eu, muito prontamente respondi, mas de uma forma muito simples e clara... Embora tenha ficado com a ideia de que nada lhes tinha ficado.... Qual não é o meu espanto, quando à hora de almoço lhes coloco eu, esta pergunta... e eles , de uma forma tão simples como a minha me respondem prontamente! :)

Aqui deixo, um pouco de História:

Dia da Restauração da Independência

O dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.






Nenhum comentário:

Postar um comentário