skip to main |
skip to sidebar
Apesar de em Portugal o Halloween não ser uma tradição, já se começa a vivê-lo e a fazer umas coisitas engraçadas.
Embora cada aluno pudesse levar um acessório para o colégio, mas sem ir demasiado fantasiado, as aulas decorreriam com a respetiva normalidade.
E assim foi... no final do dia preparei-lhes uma pequena surpresa.
Há um provérbio que diz: " Gaivotas em terra, tempestade no mar!", no nosso caso foi
"Carneirinhos no mar, marujinhos em terra!".
Mas foi uma manhã divertida, onde aprendemos a aparelhar o barco, em grupos de 3 elementos. As fotos dos nossos marujinhos.
Hoje, antes de irmos para a vela, o Felipe partilhou connosco o que o seu papá escreveu no livro de pais. Mais um momento espetacular que nos "obrigou" a viajar até aos tempos do 25 de abril. Mais um momento marcante que nos ajuda a crescer e nos deixa encantados a ouvi-lo.
Os testes começaram na quarta feira passada, dia 19, mas por motivos de força maior, na sexta feira não se realizou o que estava marcado, que foi elaborado na segunda feira. Entre correções e cotações, hoje lá os enviei para casa.
Como todos os encarregados de educação se aperceberam, houve alterações. Os testes foram com avaliação e acompanhados de uma folha de avaliação mensal.
Aqui coloco, também, a escala das avaliações:
- 0% - 19% - Muito Fraco;
- 20% - 44% - Não Satisfaz;
- 45% - 49% - Satisfaz Pouco;
- 50% - 59% - Satisfaz;
- 60% - 69% - Satisfaz bem;
- 70% - 79% - bom;
- 80% - 89% - Bom;
- 90% - 95% - Bom +;
- 96% - 100% - Muito Bom;
Fiquei satisfeita com os resultados.
Este ano o professor Américo, professor de Expressão e Educação Musical e Dramática, propôs que no âmbito da área de projeto em estudo, "Tradições e costumes de Portugal", fossem estudadas músicas tradicionais portuguesas e que criássemos uma Tuna. A proposta foi aceite e os duendes andam atarefados a tocar as flautas. As duas primeiras músicas, Senhor da Serra e Rusga de S. Marta, estão praticamente sabidas e já as tocam bem. Os gnomos acompanham com as pandeiretas, ferrinhos e com as suas vozinhas de rouxinóis... Mais um bom trabalho! :)
Hoje foi a vez do nosso duende Gui partilhar, com os colegas, o tempo de infância da sua mamã. Um momento onde, mais uma vez, ouvimos com uma atenção extraordinária o que foi partilhado connosco.
chegou o outono. Um outono que, até ontem, foi verão e que, de repente, mais parecia um inverno... frio e super chuvoso. Ainda que eu não goste muito desta estação... Sê Bem Vindo, Outono!
A nossa pequena duende, muito simpática, educada, simples e sempre com um sorriso nos lábios, faz hoje 10 aninhos. Desejamos-lhe um dia muito feliz, repleto de muita alegria e boa disposição, junto dos seus familiares. Amanhã, na escola, teremos bolo, doces e festejaremos com ela, este seu dia.
Partilho convosco mais algumas fotos, gentilmente cedidas pelo papá duende José, pai do duende Felipe.
Hoje experimentámos velejar!
Foi um momento único vivido por alguns dos duendes, Henrique, Duarte, Guilherme, Cristina, Marta, Joana, Bruno, Tomás, Luísa e Felipe. Julgo que não me esqueci de nenhum... Os restantes andarão na próxima sexta-feira, pois o tempo entre arranjar o barco (tirar barcos, ir buscar patilhão, leme e vela, etc...), ir à água e velejar, acaba por ser pouco. As primeiras lições são exigentes e requerem muita atenção e cuidado. Para nós estavam disponíveis dois optimist. Os professores andavam nos botes, cada um no seu, ao pé dos dois barcos à vela, para conseguirem apoiar, com muita calma, estes nossos aventureiros. Os restantes 16 duendes encontravam-se divididos em cada bote e era daí que saíam para experimentarem o barco à vela. Depois de andarem um bom bocado, os duendes revezam-se com um dos outros colegas que, também, queiram experimentar. As opiniões são unânimes: " A vela é uma maravilha!"
Ao longo da manhã foram aparecendo papás duendes: a mamã do Duarte, o papá da Marta com os avós, o papá do Pedro com a avó, o pai do Felipe, o pai do Guilherme, a mamã da Liliana. Posso afirmar que os papás duendes estão tão entusiasmados como os duendes.
Os nossos duendes andam demasiado excitados. Se no início do ano escolar, de 12 a 30 de setembro, tudo correu bem, embora viessem um pouco esquecidos! Ouviam-me com bastante atenção, estavam empenhados e depois de lhes dar informações sobre como estudar, cumpriam-nas.
Desde que começou outubro e a vela, vieram por ali abaixo. Já não querem estudar, não se empenham no trabalho e eu precisei de ter, com eles, uma dura conversa.
Expliquei-lhes, mais uma vez este ano, como deviam estudar e que o têm de fazer todos os dias. Um dia matemática, noutro Língua Portuguesa e no seguinte estudo do meio, caso haja uma matéria mais complicada deverá ser essa a ser trabalhada. Claro que eles nunca sabem o que devem mesmo estudar e qual a ordem.
"- Professora, mas hoje estudamos o quê?"
Por esse motivo decidi que marcaria no trabalho de casa as indicações necessárias. Pois é, temos de nos lembrar que embora crescidos, ainda são muito pequeninos... E eu que o diga!!! (Qualquer dia saem do colégio, mas continuarão a ser, sempre, os meus Duendes... Os meus pequeninos!)
A conversa parece que surtiu efeito. Boa!
Hoje, quando cheguei ao colégio encontravam-se, dentro da sala sentadas no seu lugar, a estudar, algumas duendes e a grande maioria dos duendes mostrou-me o caderno de trabalho de casa, onde tinham feito apontamentos e fiquei surpreendida positivamente... Claro que os elogiei, mas lembrei-os logo que esse trabalho é para continuar...
Durante o primeiro período da manhã, voltámos a ter mais umas indicações de como estudar. Umas indicações que lhes serão, muito úteis, pela vida fora!!!
BOM TRABALHO, DUENDES!
Como o prometido é devido... a professora cumpriu a promessa feita aos gnomos.
Durante uma semana, nenhum dos pequenos gnomos podia levar bola vermelha ou amarela; caso isso acontecesse, a professora levaria na segunda feira seguinte um bolo de chocolate. E foi isso que aconteceu mesmo!
Aqui deixo as fotos para nos babarmos... o bolo estava delicioso!
Hoje foi a vez do nosso duende Henrique partilhar connosco o que a sua mamã escreveu no nosso livrinho. Foi mais um momento de partilha delicioso, onde os nossos duendes se encantam, com a infância dos seus papás.
Hoje foi a 2ª aula de vela.
Já andámos nos optimist, alguns foram ao banho (de propósito) e todos se divertiram bastante...
Partilho convosco algumas das fotos tiradas. Deliciem-se!!!
Hoje, o nosso amiguinho e gnomo Hugo faz 6 anos. Um menino simpático, extrovertido, tagarela e muito sorridente... A sua mamã irá ao colégio cantar os Parabéns connosco. Desejamos-lhe um dia muito feliz.
Faz hoje precisamente meio ano (aproveitámos para trabalhar a matemática, saber quantos meses era meio ano), que a minha voz decidiu tirar férias e acredito que deve estar num sítio fabuloso, pois ainda não decidiu regressar à sua rotina.
No meio deste impasse, eu e os duendes-e-gnomos, lá nos vamos tentando entender, mas nem sempre é fácil....
Os duendes têm dito com alguma tristeza: "Tenho saudades da voz da professora!"
Eu também tenho muitas saudades da minha voz, dos momentos em que falava e todos me ouviam, dos momentos em que não me ouviam, mas em que eu, rapidamente, me fazia ouvir!!!
A ver vamos quando é que tudo se resolve....
A nossa duende Dani faz hoje 9 aninhos. A menina tímida, introvertida e simpática está a ficar muito crescida. Desejo-lhe um dia repleto de muita alegria, gargalhadas e excelentes brincadeiras com os seus amiguinhos.
Relembrando os momentos magníficos que vivemos na sexta feira, partilho convosco todas as emoções vividas por nós.
Que o nosso Pimpão é o ser mais querido da sala já todos sabíamos... Ele é mimos, festinhas, colinho (quando o conseguem apanhar) e não é que o sortudo até tem direito a prendas fora do seu aniversário?
Pois é, a nossa duende Marta trouxe hoje uma prendinha muito saborosa para o Pimpão se deliciar. Ele gostou imenso!!!
Aqui deixo a mensagem recebida através do facebook, de uma das nossas professoras. Que orgulhosa que estou dos nossos pequenos duendes...
"Olá prof. Monica, estou a tentar postar uma mensagem no blog e não sou capaz, vou envia-la por aqui e pedir-lhe que a coloque no blog.
Foi com grande entusiasmo que nós recebemos os nossos meninos mais novos, que estiveram à altura dos mais velhos tanto no empenho como no comportamento.Só foi pena não irmos ao mar devido ao excesso de vento, mas de certeza que para a semana irão experimentar os optimist com exceção da prof. Mónica que já é muito grande e terá que ir num laser.
Até para a semana!!"
São cinco estrelas, as cinco pessoas que hoje de manhã estiveram connosco no Clube Naval de Cascais.
Quatro professores: professor Francisco, professora Cláudia, professora Isabel, professor Raul e a esposa deste último, a dentista Ana, que como gosta muito de vela, lá nos vai dar uma ajuda preciosa.
Estamos muito bem entregues! A manhã de hoje foi, sem dúvida, magnífica. Os olhinhos dos meus duendes brilhavam de alegria, entusiasmo, satisfação, enquanto nos explicavam tudo sobre o barco (optimist - onde mais tarde iremos andar) e fazíamos e refazíamos, vezes sem conta, os nós aprendidos. No fim do dia, a alegria era contagiante e todos querem voltar na próxima semana.
Antes de deixarmos a escola para irmos para a vela. A duende Luísa partilhou connosco as memórias de infância da sua mamã. Por coincidência tivemos, de seguida, duas partilhas (da Joana e da Luísa), passadas em Angola pelos seus papás. Partilhas fantásticas, carregadas de emoções! A foto que elucida bem, tudo o que vivemos...
Amanhã começa a vela, a atividade do desporto escolar. Hoje os duendes levaram para casa a folha com o material necessário e a ficha de inscrição. A adrenalina começa a fazer-se notar... Desejo que o dia de amanhã seja o primeiro de muitos dias fantásticos, cheios de alegria e atenção e que consigamos desfrutá-los da melhor maneira juntos, ao longo deste magnífico ano.
Hoje foi a duende Joana a partilhar, com os colegas, o que o seu papá escreveu sobre a sua infância... E que grande testemunho nos deixou. Foi um momento muito simpático, cheio de inúmeras memórias.
Vejam o sorriso da nossa amiguinha...
Hoje é dia internacional dos animais e por esse motivo o nosso Pimpão mereceu um dia muito feliz e descontraído. O que já vem a ser hábito, diga-se de passagem...
Realmente o nosso coelhito é um felizardo!
Na época das férias viajou com a professora, conhecendo o Algarve e Braga. Diariamente tem direito a 29 pares de mãozitas, sempre desejosas de lhe darem festinhas e a 29 pares de olhitos super atentos, a espreitarem-no com imensa atenção.
Recentemente adquiriu uma gaiola nova, muito mais espaçosa, oferecida pela mamã duende Carla. Digam lá que não é um verdadeiro "lord" este nosso querido Pimpão.
As fotos que vou colocar já são antigas (de agosto), quando o reguila destruiu uma embalagem de areia no chão da minha cozinha...