(Uma foto tirada pelo pai duende Luís, Muito Obrigada!) Exausta... é assim que me sinto após a festa que acabámos de viver! Uma festa em que todos os meninos (desde a infantil até ao 4º ano), se empenharam bastante, deslumbraram e se portaram à altura de uns "grandes" e verdadeiros artistas. Os duendes e gnomos estavam super nervosos! Perguntaram as mesmas coisas, dezenas e dezenas de vezes, após a explicação da professora e do professor Américo, mas tudo terminou bem e foram excepcionais nas suas diversas apresentações... Estou feliz e muito satisfeita!!! Chegou a hora de ir para a sala, onde nos vestimos e só depois deixei os papás entrarem. Seguiram-se umas breves palavras da professora, a entrega da prenda elaborada pelos duendes aos gnomos e de seguida, a entrega de diplomas. Tudo simples, mas carregado de muito significado.... Lanchámos e vimos o power point da família. Houve sardinhas e febras, que foram assadas por um encarregado de educação e depois cada um partiu para sua casa, para o seu merecido descanso... Aos meus duendes-e-gnomos, quero agradecer a sua sempre "pronta" vontade de participarem ativamente em tudo, de se "atirarem de cabeça" às coisas, tal como eu, e as agarrarmos firmemente, de corpo e alma. Aos papás duendes-e gnomos, agradeço a disposição e respeito que demonstram em tudo o que faço e peço. O carinho com que me ouvem e o apoio incontestável que me dão. Um bem haja a todos, duendes-e gnomos e restantes alunos da escola, pais e encarregados de educação, professores e auxiliares, pelo seu empenho, esforço e dedicação.
Nestes últimos dias, duendes-e-gnomos têm ido para casa muito carregados e pesados. Estamos a chegar ao fim e é tempo de balanço. O nosso saldo (até hoje) tem sido positivo... Mais tarde colocarei a avaliação feita por todos.
Amanhã não é necessário levar material escolar. Devem levar apenas o material pretendido para a sua atuação, o lanche da manhã e algo para partilharmos à tarde. É importante não esquecer o à vontade e a boa disposição.Após as marchas e rancho, iremos até à sala onde se realizará o lanche e serão entregues os diplomas aos alunos do 4º ano.
Hoje, o nosso pequeno duende Miguel faz 9 aninhos. Está a ficar crescido o menino tímido, mas bem disposto e simpático. Desejo que se divirta muito na companhia dos seus colegas e professora.
Os resultados das provas de aferição dos gnomos foram hoje afixados. Fiquei feliz com os resultados e julgo que eles próprios também o ficaram. Os resultados corresponderam ao que nós esperávamos de cada um deles. Cada um deu o seu melhor e esforçou-se para atingirem as suas capacidades, por isso felicito-os por esta "batalha" ganha...
Hoje foi a vez da nossa pequena duende Lili partilhar com os colegas o que o seu papá escreveu. Uma partilha recheada de memórias fantásticas, de momentos únicos vividos pelos nossos papás e que nos deixam fascinados.
Este ano decidi oferecer aos duendes-e-gnomos, uma prenda coletiva. Um coelho anão, branco, muito fofinho e simpático. Na terça-feira lá o levei e, como já estava à espera, foi a delícia dos meus pequeninos. Ontem lá estivemos a escolher o seu nome "Pimpão" e aproveitámos para lhe dar muitos miminhos e festinhas. Os meninos da infantil estiveram na nossa sala e também ficaram encantados. Foi uma alegria enorme!
A pequena duende Inês passou o dia desejosa de partilhar com os colegas, o que o papá duende José tinha escrito no nosso livrinho. Perguntou vezes sem conta, quando é que lia o que o pai tinha escrito e quando é que lhe tirava a foto. No fim do dia, como é habitual, pedi-lhe para partilhar connosco o que o papá escreveu e os olhitos da duende brilharam de felicidade. Ora vejam...
O terceiro período não tem sido fácil para mim... As minhas cordas vocais continuam separadas, formando a fenda glótica, que faz com que não consiga produzir som. Por isso ando mais cansada e termino os meus dias com tonturas e dores de cabeça. Em relação aos nossos duendes-e-gnomos, continuo muito satisfeita com eles e estão em fase de preparativos para mais um final de ano. Para os gnomos será o último final de ano, no externato!
Este ano, a festa terá contornos diferentes. Será celebrada no colégio entre barraquinhas, marchas, muita alegria e boa disposição. Os nossos duendes-e-gnomos serão pescadores e varinas, e como já escrevi nas cadernetas é necessário:
Rapazes- Calças de ganga, camisa axadrezada, barrete;
Raparigas- Saia rodada, camisa branca ou de cor, lenço para a cabeça e avental;
E hoje foi a vez da nossa duende Teodora partilhar o que a mamã duende Sofia lhe transmitiu sobre as suas brincadeiras, quando tinha a idade dos nossos pequerruchos. Sempre atentos, escutaram com muita atenção e completamente fascinados!!!
A nossa duende Marta, com um sorriso lindo e completamente deliciada,partilhou com os duendes-e-gnomos, o que a mamã duende Sónia escreveu sobre a sua infância. Como é habitual, os colegas adoraram!
Aos meus pequenos duendes-e-gnomos desejo um dia cheio de boa disposição, alegria, vontade de brincar e muita descontração. Espero que saibam aproveitar ao máximo o dia, quer na praia, quer no parque. Beijocas muito grandes,Mónica